Pontinhos nos olhos
Na área dos olhos, a dermatologista diz que o ideal é aplicar apenas alguns pontinhos ao redor, para não engordurar. “Com o dedo anular vá dando batidinhas de dentro para fora, até sentir que o produto se espalhou e penetrou na pele”, ensina Carolina.
Nesta região especificamente, deve-se tomar muito cuidado para não esfregar o hidratante, pois o movimento brusco pode esticar e romper as fibras.
Porção nas bochechas
No restante do rosto, a médica recomenda aplicar um pouquinho do creme em cada bochecha e, então, fazer movimentos circulares de dentro para fora, ou seja, do nariz em direção às têmporas.
“Depois disso, coloque só um pouquinho do hidratante no nariz, queixo e dois pontinhos na testa. Massageie de baixo para cima”, fala a médica. Por ser uma área mais propensa à oleosidade, não abuse do produto.
Pescoço é importante
Muitas vezes, o pescoço é deixado de lado. Entretanto, sua hidratação é importantíssima até mesmo para evitar o envelhecimento precoce. “Deposite alguns pontinhos do seu creme para a região do pescoço e colo, em toda a extensão desta área. Com as mãos espalmadas, vá espalhando o produto de cima para baixo, em direção ao coração, sem imprimir força. Quando chegar ao colo, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos”, explica a doutora Carolina.
Pernas e mãos
Já na hora de hidratar as pernas, não economize no produto. “As pernas precisam de hidratação e amaciamento”, justifica a dermatologista. O jeito certo de hidratar a região é aplicar o creme nas palmas das duas mãos e massagear desde os tornozelos até os joelhos. Depois, passe para as coxas. Os movimentos devem ser sempre ascendentes para ajudar na circulação.
As mãos, por estarem muito expostas às agressões externas, merecem atenção especial. “Use produtos específicos, dando preferência àqueles à base de silicone. Aplique uma porção generosa e comece a esfregar uma mão na outra. Massageie entre os dedos e ao redor das unhas”, diz Carolina.
Por pés macios
Por mais que fique escondida boa parte do tempo, o pé também precisa de cuidados. “Com o uso dos calçados fechados, há uma perda muito grande de líquidos e sais minerais através da sudorese intensa, por isso os pés ficam mais suscetíveis a rachaduras, calosidades, bolhas ou feridas. Por isso, hidrate-os constantemente com substâncias como pantenol e aloe vera, que melhoram a viscosidade do tecido e amenizam os riscos futuros”, avisa o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
Hora de aplicar o creme
Independentemente da área, a melhor hora para aplicar o hidratante é após o banho e com a pele úmida, pois os poros ficam com maior capacidade de absorver os ativos.
“No restante do corpo, como barriga e costas, passe o hidratante massageando com movimentos circulares”, finaliza a dermatologista Carolina.
Fonte: Aqui!!