quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cabelos: opções para mantê-los bonitos




Alizamento ou relaxamento?
     Pessoas com cabelos encaracolados que queiram deixá-los sem ondulações devem optar pelo alisamento.
     O relaxamento é indicado para quem deseja apenas diminuir o volume e deixá-los com cachos mais abertos e soltos.
     Ambos são feitos com substâncias químicas à base de hidróxido de sódio ou com a guarnidina. A diferença é o tempo de ação.

     No alisamento, o produto age por mais tempo e no relaxamento o tempo é reduzido pela metade.
     O alisamento é mais agressivo, porque o produto atua por mais tempo junto ao fio. Por isso e pelo fato de deixar os cabelos com o aspecto mais natural, o relaxamento é mais utilizado pelas mulheres.


Suporte ou permanente?
     Os produtos usados são os mesmo para as duas opões. Contêm hidróxido de amônia na composição.
     É uma substância que fixa o cabelo da maneira desejada. A diferença fica por conta do tamanho das ondulações. Na primeira opção são  utilizados bigoudis maiores para um resultado natural, ou seja, uma ondulação maior e mais suave. Sua duração é de mais ou menos 4 meses, quando o crescimento do cabelo e o peso das ondas vão tomando seu aspecto anterior. Sua manutenção consiste em retoque na raiz.
     Para permanente são utilizados bigoudis menores, que moldam caracóis fechados. Seu resultado é definitivo e só a tesoura pode eliminá-lo.


Balayage, luzes, mechas, reflexos ou tintura?
     A primeira opção é um clareamento irregular feito com um pente fino para espalhar o descolorante ou a tintura clara em algumas partes do cabelo, resultando em feixes dourados.
     Luzes é o descoloramento de apenas alguns fios.
     O reflexos forma listas largas e mais m arcadas.
     A mecha é ainda mais larga e o desenho é bem definido. Geralmente são feitas duas ou três.
     Todos esses procedimentos deixam um aspecto mais natural se os fios forem clareados  no máximo com três tons.
     Na tintura é fundamental que a cor realce a pele. Geralmente peles morenas e negras combinam com marrom, as variações do cobre, marrom avermelhado, mel ou canela.
     Já para a pele clara pode-se optar entre ruiva, loira e tonalidades mais escuras. É falso quando se diz que as tinturas podem causar caspas. O que pode ocorrer é a pessoa ter uma reação alérgica à amônia, resultando na descamação do couro cabeludo, mas desaparece em poucos dias. Mulheres grávidas devem evitar o uso de processos químicos, salvo com o aval do médico.


Hidratação caseira ou no salão?
     No salão o resultado é melhor pelo fato de que o profissional tem um numero maior de produtos e recursos e pode tratar o cabelo com preparados específicos para cada necessidade. Também nos salões existem aparelhos que otimizam a ação dos produtos utilizados.
     Quando feita em casa, também ocorre uma melhora, mas é necessário que se use produtos recomendados para o tipo de fio que se pretende hidratar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...