sábado, 10 de setembro de 2011

Alergia a esmalte se manifesta no pescoço e nos olhos, explica médica

Após receber milhares de perguntas sobre unhas, o Bem Estar conversou com a dermatologista e consultora Márcia Purceli, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Roer unhas pode ser normal em uma situação de estresse ou ansiedade, mas o vício deve ser tratado caso se torne uma compulsão e atrapalhe a vida social da pessoa, que às vezes tem dificuldade para tirar os dedos da boca inclusive em reuniões, eventos ou conversas importantes. Se a unha for arrancada, não deve ser engolida, pois pode machucar o esôfago.

Na água, a unha pode ficar até 30% encharcada, o que faz com que amoleça e até se quebre. Por isso, quem tem a unha muito grossa ou ressecada – em geral, os mais idosos – deve cortá-la sempre após o banho, quando essa tarefa se torna mais fácil.

Unhas grandes demais, que algumas mulheres gostam, podem eventualmente causar algum arranhão ou lesão na pele e nos olhos, por isso é preciso tomar cuidado. Depois dos 65 anos, essa camada passa a crescer de forma mais lenta, por causa da desaceleração do metabolismo. Óleos e cremes de hidratação são recomendados em todas as faixas etárias.

Quem é professor e trabalha com giz pode ter unhas mais ressecadas. A dica é lavar bem as mãos com água e depois usar um hidratante.

Normalmente, uma unha da mão leva três meses para crescer totalmente, em caso de queda. Pessoas com unhas muito fracas e quebradiças podem ter deficiências nutricionais, como de ferro. Por isso, Márcia sugere fazer um exame de dosagem de ferritina, por exemplo.

Tudo o que for fixado sobre as unhas pode danificá-las, disse a dermatologista. Isso serve para os modelos de gel e porcelana, que só devem ser usados eventualmente.

Se alguma batida ou trauma comprometer partes da unha responsáveis pelo crescimento, pode haver deformações permanentes nessa nova camada. Em casos mais simples, o problema é resolvido com o tempo.

Uma unha só se descola completamente do dedo quando já há outra nascendo por baixo, explicou a médica. Portanto, não se deve arrancá-la, já que ela funciona como um curativo natural em uma região altamente sensível. Quando isso ocorrer, use um curativo por cima.

Pessoas que costumam fazer corridas devem prestar atenção nas unhas, que podem ficar escuras com o impacto, mas vão clareando aos poucos. Já hematomas constantes podem indicar micoses ou tumores. O ideal, nessas situações, é ouvir a opinião de um especialista.

A micose que se instala nas unhas, em geral, já estava nos pés. O fungo responsável por esse problema gosta de ambientes fechados, quentes e úmidos. O tratamento pode ser feito com esmaltes ou o uso de remédios prescritos por um profissional. Deixar o pé ventilar, usar apenas meias de algodão e não andar descalço em carpetes, piscinas e academias são recomendações importantes dadas pela dermatologista.

Para limpar as unhas das crianças, o ideal é aproveitar o banho e usar uma escovinha de dentes. Na hora de cortar, opte por uma tesourinha sem ponta.


Esmaltes
Na sequência, Márcia falou sobre o uso de formol em bases (são permitidos até 5% na composição).

Esmaltes com biotina, cálcio ou casco de cavalo também podem ajudar a endurecer as unhas, afirmou a dermatologista.

Algumas pessoas sentem dor nas unhas após retirar o esmalte, porque a lâmina ungueal delas é muito fina e fica exposta. Quem é alérgico deve comprar produtos específicos, e a alergia não se manifesta nas unhas, mas geralmente no pescoço e nos olhos, depois de encostar a mão.

Passar uma base por baixo do esmalte escuro evita que as unhas fiquem amareladas. Mas usar cores vermelhas não acelera o crescimento, destacou a médica.

Fonte: Bem Estar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...