sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mitos e verdades sobre as unhas

Cada vez mais encontramos blogs especializados em unhas, com dicas de escolha dos melhores esmaltes, ditando moda e tendências.
Então, vamos desvendar e esclarecer algumas dúvidas mais frequentes.


1. Esmalte vermelho e/ou escuro fortalece as unhas?
As cores escuras exigem muitas
camadas durante a aplicação, dando a sensação de espessamento da unha e a falsa impressão de que ela ficou mais forte. Mas, lembre-se: esse tipo de esmalte contém muitos fixadores e precisamos de bastante acetona ou removedores para tirá-lo, o que pode desidratar a unha e enfraquecê-la.

2. Retirar a cutícula faz mal para a unha?
Sim. A cutícula retirada em excesso pode provocar desde alterações no formato da unha até inflamações ao seu redor, como a paroníquia. Nesses casos, pode-se retirar um pouco e empurrar o restante.

3. Unhas quebradiças representam algum problema?
Em muitos casos, unhas quebradiças podem sinalizar problemas internos como anemia, alterações da tireóide, distúrbios hormonais e déficit de nutrientes como zinco e cobre. Portanto, ao notar que as unhas estão quebrando com facilidade, procure a avaliação e o tratamento com um dermatologista.

4. Devemos nos preocupar com alterações da coloração das unhas?
Depende. Aqueles pontos brancos que muitas pessoas chamam de "presentinhos" não são problema. Geralmente, estão associados a pequenos
traumas das unhas. Já colorações amarelas, esverdeadas ou brancas extensas merecem preocupação, pois, se estiverem associadas ao descolamento da unha, podem indicar a presença de micoses.

5. É importante ter material próprio para os cuidados com as unhas?
Sim. Monte um kit com tesoura, alicate, cortador de unha e lixas descartáveis, e não compartilhe com ninguém, nem com a (o) melhor amiga (o).  Leve-o sempre à manicure e não se esqueça de higienizá-lo após o uso. 

6. Cuidar das unhas com podólogo é fundamental?
Depende. Se você não apresenta alterações ou problemas como encravamentos ou micoses, pode cuidar em casa ou com a manicure. Cheque sempre se o podólogo esteriliza com autoclave (calor úmido) e o material deve vir embalado a vácuo em plásticos transparentes e não em caixas de metal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...