quinta-feira, 16 de junho de 2011

Unha de corredora

Descubra por que o atrito do tênis pode causar danos às unhas dos pés

Falar sobre unhas é um assunto que desperta o interesse da maioria das mulheres. No caso das corredoras, a maior preocupação é com as unhas dos pés, que podem sofrer com o impacto promovido pelo tênis – sobretudo nas provas longas, nas quais o tempo de duração do atrito é maior. “Quando você está correndo, o seu pé se move constantemente para frente e o atrito contínuo provoca danos na unha”, comenta Jennifer Wiles, especialista em unhas e diretora da Mavala International Manicure School.

Cuidados básicos – No caso da unha dos pés, o podólogo do esporte Armando Bega, da Universidade Anhembi Morumbi, indica que certos cuidados devem ser tomados para evitar problemas, como a unha encravada e hematomas. “Antes de tudo,

elas devem ser bem cortadas de modo que não fiquem curtas demais, mas também não muito compridas. Em relação aos cantos, não tire demais ou deixe-os pontudos”, afirma. “O corte ideal deve acompanhar a anatomia dos dedos com a finalidade de evitar possíveis lesões”, completa.
A saúde dos pés será assegurada se houver a chamada biocompatibilidade tegumentária, ou seja, uma compatibilidade entre o seu pé, o tênis e a palmilha. Isso dará mais estabilidade a corredora e, consequentemente, poderá suavizar o impacto nas unhas dos pés. De acordo com Armando Bega, usar um tênis com um número maior pode suavizar o impacto sobre as unhas.  Além disso, tome cuidados com as meias, pois costuras de má qualidade podem gerar atrito nos dedos.

Descolou? – As corredoras precisam conviver com o atrito que o tênis causa na unha dos pés e, por ser constante, pode desencadear o descolamento ou, até mesmo, a perda da unha. “Levará de 12 a 18 meses para a unha crescer novamente. O mais incômodo é que a pele ficará exposta e isso será desconfortável”, diz Jennifer Wiles. Se alguma parte da unha tiver permanecido, não a arranque, pois a velha serve de suporte para a nova crescer e também protege o dedo da entrada de microrganismos.
O ideal é procurar imediatamente um podólogo, pois ele fará o desbastamento da unha e, se necessário, irá drená-la caso apareça algum hematoma. “Como a unha fica oca por baixo e perde a aderência, a drenagem vai diminuir a dor. Quando surge algum hematoma após a corrida geralmente o local fica latejando”, explica Armando Bega. “Ainda podemos utilizar um antisséptico para impedir infecções ou o laser terapêutico, com ação antiinflamatória e cicatrizante.”

Unha encravada – Corrida e unha encravada realmente não combinam. Por isso, antes de começar a atividade física é necessário procurar um podólogo para tratá-la de forma adequada. Fazer uma podoprofilaxia poderá prevenir problemas como esse, já que é feita uma avaliação de âmbito postural, de posição dos dedos, de calçados e meias e do corte mais adequado a cada anatomia.

                                                                     Leitura Rápida

A compatibilidade entre o pé, tênis e palmilha promove mais estabilidade nas passadas
Escolha sempre um tênis de um número maior e nunca use meias de algodão
Quem sofre com unhas encravadas deve procurar um podólogo antes de começar no esporte

 Fonte: AQUI!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...