sábado, 20 de agosto de 2011

Sono da beleza e da boa forma

As pessoas vaidosas não poupam esforços para ficarem cada vez mais bonitas e saudáveis. Mas boa parte delas acaba se esquecendo de um truque simples e muito eficiente: dormir bem. Especialistas garantem que o “sono da beleza” é uma realidade e este período de descanso profundo não apenas melhora a aparência da pele como também ajuda a emagrecer.

“Durante a noite, quando você está dormindo, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve os nutrientes e cremes melhor que em qualquer outro período do dia”, explica a médica Miriam Sabino, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Limpe a pele
Para tirar melhor proveito ainda do sono e acordar com a pele linda, a dermatologista é enfática: sempre limpe a pele antes de dormir.

“À noite, os poros têm que estar desobstruídos, para aproveitar esse momento de faxina metabólica. Mesmo quem não usa maquiagem, deve limpar a pele, pois a poluição atrapalha a regeneração celular”, ensina.

Hidrate antes de deitar
A hidratação também é essencial antes de deitar, pois, segundo a Dra. Miriam, a circulação sanguínea diminui durante a madrugada, assim como a reposição de líquidos da pele e a transpiração.

“Por isso, é comum acordar com a pele seca e sem viço.  Para o corpo, os melhores hidratantes são os que contêm uréia, lactato de amônia, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. Para hidratar os pés, é indicado passar bastante creme e dormir de meias, e se possível cobrir com um filme plástico. No dia seguinte, seu pé estará novinho em folha”, fala.

Para combater o inchaço
Quer acordar sem aquelas bolsas debaixo dos olhos? A médica recomenda passar um antioxidante do rosto. “À noite, com os músculos relaxados, a drenagem nessa região não acontece de forma eficiente e um liquido se acumula por ali. Os radicais livres formados durante o dia também pioram o inchaço, por isso os cremes ricos em antioxidantes, como as vitamina C e E e um ativo chamado coffe berry, são os mais indicados para prevenir a formação das bolsas”, diz.

Para perder peso
Quem quer perder peso também deve se render a boas noites de sono. É comprovado de que dormir realmente emagrece. “Existe uma explicação científica de que a diminuição de horas ou má qualidade do sono aumentam a produção do hormônio Cortisol, o grande responsável pelo mau humor”, comenta a médica Cláudia Chaim, também da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas o que o mau humor tem a ver com dieta? “Ele induz ao consumo maior de alimentos, principalmente os de fácil digestão, como açúcar e carboidratos”, responde Cláudia, que destaca ainda o fato de que quanto mais descansada a pessoa estiver, menos necessidade ela tem de comer. “Você já reparou que quando estamos cansados e não podemos dormir, sempre acabamos recorrendo a chocolates, pizzas, massas, e alimentos dessa linha? Isso acontece devido ao cansaço e, rapidamente, nosso corpo pede substâncias assim”, exemplifica.

Fórmula do sucesso
Para ajudar no processo de dormir bem e, consequentemente, emagrecer, a dieta deve ser equilibrada, rica em substâncias que facilitem o sono e preparações de fácil digestão, além de evitar o excesso de alimentos, comidas gordurosas e bebidas estimulantes no período noturno.

Segundo a doutora Cláudia, deve-se dar preferência aos seguintes alimentos: chás de ervas, leite e derivados, produtos à base de soja, frutos do mar, aves (principalmente o peru), grãos integrais, leguminosas, arroz integral, oleaginosas, semente de gergelim e de girassol, banana, figo e tâmara.

Em contrapartida, deve-se evitar o consumo à noite de cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos protéicos. “Café, chá preto, chá mate, refrigerantes a base de cola e bebidas alcoólicas devem ser evitados entre as últimas quatro e seis horas que antecedem o sono. Consuma esses produtos até o início da tarde. Já o excesso de proteína com os alimentos indicados para dormir bem provoca uma competição entre os aminoácidos impedindo a formação de serotonina, que é o hormônio do bem-estar e que previne a insônia”, completa Cláudia.


Fonte: Aqui!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...